segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A disciplina no processo de “Salvar do pecado e guiar no Serviço”


Série – De volta aos princípios
 
Conheci o clube de Desbravadores já durante o que chamo de “processo de transição”. No ano 2000, com 14 anos, tive o prazer de entrar no clube de desbravadores, e já no ano seguinte fui introduzido no clube de Líderes. Tive o privilégio de ser inspirado por líderes apaixonados pelo movimento que faziam tudo em prol da salvação de seus desbravadores e isso me marcou ao ponto de hoje, completando 10 anos de liderança, me sentir responsável em dar continuidade a esse ministério, fazendo por meus desbravadores tanto quanto meus líderes fizeram por mim.
Dentre os princípios que aprendi um se tornou a marca dos líderes de minha época: a Disciplina. Nesse tempo já havia duas linhas de trabalho no clube: A tendência militarista e a oposição total a isso. Dentre os militaristas a prática da punição física (punição através do exercício físico forçado) era comum, pegavam pesado nas trilhas e atividades de ralação tratando os desbravadores como pequenos militares. Isso obviamente causava oposição daqueles que, embora admirassem a disciplina, não viam o clube da mesma forma.
Hoje vemos que após a participação mais ativa dos conselhos tutelares nos clubes, com orientações e restrições a atividades e determinadas posturas, muitos líderes de desbravadores se colocaram em posição totalmente contrária ao militarismo. No geral isso foi muito bom para o crescimento do clube, pois evitou diversos traumas físicos, sociais e psicológicos nos desbravadores e também o surgimento de uma visão equivocada de Clube diante da sociedade. No entanto, também houve perdas nessa mudança, pois no “tempo do militarismo” a disciplina era muito valorizada. O respeito á farda, aos líderes e aos ideais eram levados muito mais a sério. Os princípios eram respeitados não por medo ou imposição, mas por serem considerados a base do movimento. Os líderes eram olhados com admiração diante seu exemplo. Cada desbravador desejava tornar-se um líder semelhante aos seus diretores, conselheiros, regionais, etc.
O tempo passou e muita coisa mudou, isso é fato. A própria célula básica da sociedade, a família, mudou. Antes a autoridade dos pais era respeitada a todo custo. Apenas um olhar era muitas vezes o suficiente. Hoje muitos pais perderam as rédeas de seus lares, ás vezes por falta de um bom exemplo ou por excesso de proteção. Por consequência meninos e meninas dessa nova geração indisciplinada chegaram aos clubes, e muitas vezes á liderança. E o resultado disso são clubes se enfraquecendo, princípios sendo esquecidos e as reuniões regulares se tornando mais um encontro social do que uma fonte de aprendizado e crescimento físico, mental e espiritual.
Devemos ter cuidado para não esquecermos a importância à disciplina. Se ela era importante no passado, hoje é ainda mais, pois para muitos desbravadores a única chance de aprenderem disciplina e respeito é através do clube. Por falta de noção de disciplina e respeito é que muitos hoje sofrem no mundo das drogas, do álcool e da criminalidade. A exigência do correto cumprimento de normas como na ordem unida, fardamento e horários tem um lugar importante no clube de desbravadores que é o de encucar na mente dos juvenis que regras existem para serem cumpridas para o bem de todos e que se alguma regra for desrespeitada a punição por isso será naturalmente aplicada. “Para cada escolha uma renúncia”, essa é a regra básica da vida.
A própria bíblia, nosso manual superior, está recheado de conselhos relacionados á disciplina:
"Abre-lhes também os seus ouvidos, para sua disciplina, e ordena-lhes que se convertam da maldade." (Jó 36 : 10)
"Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá." (Provérbios 23 : 13)
“Bem–aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois a disciplina do Todo – Poderoso.” (Jó 5:17)
Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitares os meus estatutos, e em tomares o meu pacto na tua boca, visto que aborreces a disciplina, e lanças as minhas palavras para trás de ti?” Salmos 50:16-17


O emprego da disciplina e do respeito aos princípios são fundamentais na obra de “salvar do pecado e guiar no serviço”. Busquemos a Deus para que Ele nos oriente amarmos nossos desbravadores a ponto de ensinarmos a eles a importância de se respeitar os princípios e viver disciplinadamente.

Antenor Augusto
Diretor do Clube

Um comentário:

  1. sempre tive para mim que a disciplina nada mais é que o ensinar princípios e regras sem o quais toda a criação pode subsistir. sigamos o conselho Divino:
    "Abre-lhes também os seus ouvidos, para sua disciplina, e ordena-lhes que se convertam da maldade." (Jó 36 : 10)

    ResponderExcluir

Revista Desbravar